ATUALIZAÇÃO: Levantamento dos passes nas Casas do Povo e Instituições Aderentes

Informamos que, a entrega dos novos passes GIRO irá decorrer nas Casas do Povo e outras instituições aderentes, de acordo com a seguinte programação:

Dia 04/12/2024

 - Casa do Povo de Câmara de Lobos

 - Casa do Povo da Ribeira Brava

 - Casa do Povo da Ponta do Sol

 - Casa do Povo da Calheta

 - Casa do Povo do Porto Moniz

 - Casa do Povo de São Vicente

Dia 06/12/2024

 - Casa do Povo de Machico

 - Casa do Povo de Água de Pena

 - Casa do Povo de Santa Cruz

Dia 12/12/2024

- Casa do Povo de Santana

- Casa do Povo de São Gonçalo

- Casa do Povo de São Pedro

- Casa do Povo de São Roque

- Casa do Povo do Monte

Dia 16/12/2024

- Investimentos Habitacionais da Madeira – São Martinho - (irá estar aberto excecionalmente nos dias 16, 17, 18 e 19 de dezembro)

- Espaço Cidadão – Santo António

- Espaço Cidadão – Loja do Cidadão do Funchal 1)

- Casa do Povo de Santa Maria Maior 2)

 

1) A entrega dos Passes Sociais +65 na loja do cidadão é efetuada no balcão nº19 (Cartas de Condução)

 

2) Informamos às pessoas que entregaram o formulário na Casa do Povo de Santa Maria Maior, que a entrega dos passes +65 será efetuada entre 17 a 20 de dezembro, dia 27 de dezembro e posteriormente a partir de 02 de janeiro de 2025, no seguinte local:

Direção Regional dos Transportes e da Mobilidade Terrestre

Rua do Seminário, n.º 21

9050-022 Funchal

Horário de atendimento: 2.ª a 6.ª feira das 9:00 às 16:00.

 

Carregamento atempado do novo cartão GIRO/ Requisição do suporte online

Visto que, por ora, os carregamentos dos títulos mensais apenas podem ser realizados nos balcões de atendimento dos operadores, recomendamos a todos os passageiros que, sempre que possível, antecipem o carregamento do seu passe, não deixando para o final do mês, evitando filas de espera. O carregamento para o mês de dezembro encontra-se aberto desde o dia 20 de novembro.

Recomendamos ainda que os passageiros utilizem preferencialmente os balcões dos operadores que servem a sua área de residência, minimizando, assim, a concentração excessiva de utilizadores nos mesmos locais.

Nos próximos dias, e de modo a minimizar os constrangimentos que possam resultar do elevado afluxo de clientes, será priorizado o carregamento dos títulos de transporte, podendo ser interrompido o processo de receção dos formulários, nas lojas físicas.

Será possível, contudo, continuar a solicitar os novos passes "online", acedendo a https://siga.madeira.gov.pt/troca_passe e seguindo os vários passos indicados. Esta opção está já disponível para todos os passes, com exceção do Passe Social Reformado 0, I e II/Invalidez 0, I e II.

Para consultar os pontos de venda disponíveis, aceda ao link: https://siga.madeira.gov.pt/pontosvenda.

Informação também disponível em https://siga.madeira.gov.pt/noticias.

 

Taxa de atualização tarifária

Para os devidos efeitos, e no âmbito do processo conducente à atualização tarifária regular para o serviço público de transporte de passageiros, informa-se que a taxa máxima de atualização tarifária, definida pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, para vigorar a partir de 1 de janeiro de 2025, é de 2,02%.

Para mais informações consulte:

 

Passe Social +65, Antigo Combatente e Reformado 0/Invalidez 0

1. Tal como anunciado, entre os dias 03/09/2024 e 08/11/2024 decorreu o processo para o pedido de substituição do “Passe Social +65” (gratuito) em diversas Casas do Povo da Ilha da Madeira. Por outro lado, está a decorrer o prazo para requerer a substituição dos passes gratuitos “Passe Social Antigo Combatente” e “Passe Social Reformado 0/Invalidez 0”, o qual deverá ser feito diretamente nos postos de venda dos Operadores (lista disponível em https://siga.madeira.gov.pt/pontosvenda).

2. Para a continuidade do processo de troca destes passes deverão ser tidas em consideração as seguintes orientações:

2.1 - Sem prejuízo do constante nos pontos 3 e 4 desta nota, os portadores do “Passe Social +65” (gratuito) podem continuar a requerer o seu novo passe GIRO, nos seguintes locais:

- Espaço Cidadão, na Loja do Cidadão do Funchal, de 2.ª a 6.ª feira das 14h00 às 18h30 (até 6 de dezembro);

- Casa do Povo de Santo António - Espaço Cidadão de 2.ª a 6.ª feira, das 09h00 às 14h00 (até 6 de dezembro);

- IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira - Gabinete de Atendimento ao Público da Nazaré à 2.ª e 5.ª feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h30 (até 6 de dezembro);

- Postos de venda do Operador de Transporte Público que serve a respetiva área de residência do cliente.

2.2 - Os portadores do “Passe Social Antigo Combatente” e do “Passe Social Reformado 0/Invalidez 0” (gratuitos) podem continuar a requerer o seu novo passe GIRO nos postos de venda do Operador que serve a sua respetiva área de residência.

2.3 - A troca do “Passe Social +65” e do “Passe Social Antigo Combatente” pode ser feita “online”, procedendo da seguinte forma:

- 1.ª etapa: aceder a https://siga.madeira.gov.pt/troca_passe e preencher os vários campos relacionados com a identificação do requerente e respetivos contactos, bem como efetuar o “upload” dos documentos aí solicitados (obrigatórios).

- 2.ª etapa: submissão do comprovativo de pagamento, no valor de 5,00€ (custo de emissão do cartão). A transferência bancária tem de indicar, obrigatoriamente, o NIF do requerente, seguindo-se o “upload” do seu comprovativo.

- 3.ª e última etapa: quando o passe se encontrar disponível para levantamento no posto de venda previamente escolhido, será enviado um email com essa indicação.

3. Os cartões serão entregues, por regra, no prazo de 15 a 30 dias a contar da data da confirmação da validação de toda a documentação, sendo que, para todas as situações, apenas é assegurado a entrega do novo cartão GIRO até 31/12/2024 para os requerimentos que tenham sido rececionados com sucesso até ao dia 26/11/2024, o que significa que em janeiro de 2025 o passageiro terá que adquirir bilhete de bordo.

4. A partir de 01/01/2025 todos os passageiros devem ter o novo cartão GIRO, pelo que é recomendado que sejam cumpridos todos os prazos estipulados para a troca dos passes.

5. Os utilizadores atuais do “Passe Social +65”, do “Passe Social Antigo Combatente” e do “Passe Social Reformado 0/Invalidez 0” (gratuitos) poderão continuar a deslocar-se em todos os transportes públicos (Siga Rodoeste, CAM, e Horários do Funchal), na Madeira e no Porto Santo, com os passes atuais até 31/12/2024.

 

Informação também disponível em https://siga.madeira.gov.pt/noticias.

 

Horário de Atendimento | Funcionamento

› Rua do Seminário, nº 21
Horário de atendimento:
9H00-16H00 
Horário de funcionamento:
9H00-12H30 e 14H00-17H30

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Horário de atendimento:
Dias úteis 8H30 - 19H30
Sábados 8H30 - 13H30

Contacto Geral

Rua do Seminário, n.º 21, 
9050-022 Funchal
Telefone: (+351)  291 145 180
Email: imt@madeira.gov.pt