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Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável da Região Autónoma da Madeira (PAMUS RAM)

Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável da Região Autónoma da Madeira (PAMUS RAM)

 


    

 

Designação do Projeto: Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável da Região Autónoma da Madeira (PAMUS RAM) 
Código do Projeto:  M1420-04-1406-FEDER-000002
Objetivo Principal: Melhorar as acessibilidades de todo o território da RAM e proporcionar mobilidade e transportes sustentáveis e de alta qualidade.
Região de Intervenção: Região Autónoma da Madeira
Entidade Beneficiária: Vice-presidência do Governo Regional da Madeira
                                       Direção Regional de Economia e Transportes
Data de Aprovação: 10.agosto.2018
Data de início: 18.agosto.2018
Data de conclusão: 15.abril.2019
Custo Total Elegível: 68.320,01 €
Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER - 58 072,01 €
Apoio financeiro púbico regional: OR - 10.248,00€


Objetivos, atividades e resultados esperados 

A elaboração do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável da Região Autónoma da Madeira (PAMUS RAM), ao Nível de NUT III, está vinculada a uma estratégia de médio e longo prazo para o desenvolvimento de infraestruturas e serviços de transporte e mobilidade na Região Autónoma da Madeira (RAM) e tem como objetivos primordiais melhorar as acessibilidades de todo o território da RAM e proporcionar mobilidade e transportes sustentáveis e de alta qualidade.

O PAMUS deverá ser um documento abrangente, que contemple não só a mobilidade de residentes, como dos turistas, procurando assim definir uma visão integrada para o sistema de mobilidade e transportes da RAM. Neste sentido, pretende-se a nível regional:
a)Identificar os principais problemas e prioridades em matéria de sistema de acessibilidades nos transportes terrestres e modelo de mobilidade para o território;
b)Definir uma estratégia e objetivos, ponderando as principais orientações já contempladas em outros documentos de planeamento existentes e em vigor;
c)Identificar as ações/investimentos a implementar de caracter intermunicipal;
d)Analisar e estudar a de Mobilidade Turística, considerando o seguinte:
- A mobilidade dos turistas que nos visitam, como também o impacto destes na mobilidade de residentes e no território;
- As especificidades próprias deste segmento no que concerne às suas necessidades de deslocação; 
-A mobilidade entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, quer em termos do transporte aéreo, quer marítimo;
e)Incluir o planeamento de ações ao nível municipal da Região, referentes aos municípios que ainda não tenham desenvolvido o seu próprio PAMUS. 


O PAMUS RAM deverá responder aos seguintes objetivos estratégicos:
1) Potenciar soluções de transporte que promovam a competitividade da região, a resiliência territorial e a preservação dos recursos naturais, contribuindo assim para uma maior       competitividade da região;
2) Promover soluções de transportes de baixo teor de carbono;
3) Promover a utilização do sistema de transportes públicos (TP);
4) Contribuir para uma maior atratividade do sistema de transportes públicos promovendo a integração de todos os modos de transporte;
5) Contribuir para uma mobilidade mais inclusiva;
6) Encontrar e implementar soluções de transporte sustentáveis económicas e ambientalmente sustentáveis aos turistas que nos visitam e minimizem o impacto negativo na mobilidade dos residentes;
7) Compreender as implicações do fenómeno turístico sobre os sistemas, infraestruturas e mercados de transporte terrestre e de mobilidade urbana e regional.
8) Entender as dinâmicas da mobilidade turística entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, quer em termos do transporte aéreo, quer marítimo, e quais as suas implicações para o projeto do Porto Santo Sustentável - Smart Fossil Free Island.
9) Incluir um plano de ação para cada um dos municípios envolvidos;

A abordagem metodológica contempla as seguintes fases:
- Planeamento detalhado do trabalho e proposta de stakeholders, players e entidades públicas a envolver;
- Caracterização e Diagnóstico do sistema de mobilidade e transportes. Os trabalhos a desenvolver deverão abranger as diferentes componentes do sistema de mobilidade e transportes, devendo o relatório a produzir abranger, no mínimo, os seguintes aspetos:

a) Território e demografia;
b) Padrões de mobilidade da população residente e turística;
c) Acessibilidades rodoviárias e transporte individual;
d) Transporte público;
e) Interfaces;
f) Modos suaves;
g) Estacionamento;
h) Mobilidade elétrica;
i) Serviços de Turismo;
j) Logística urbana
- Definição e Avaliação de Cenários, Definição de Objetivos e Metas a atingir no curto médio, e longo prazo.
- Definição das Propostas de Intervenção, Avaliação das Propostas, Programa de Execução/Ação e Investimentos e Programa de Monitorização. 

 

 

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